Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.
Paulo Freire

sábado, 10 de novembro de 2012

NOVOS AMBIENTES EDUCACIONAIS


NOVOS AMBIENTES EDUCACIONAIS: O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ESCOLA



Resumo

Pode dizer-se que a inovação constitui actualmente um tema central nas discussões sobre a escola, com particular destaque para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na sala de aula. Para ajudar a compreender a importância das TIC no contexto educacional, este texto aborda, em primeiro lugar, a emergência dos ambientes de aprendizagem virtuais, na medida em que estas tecnologias se constituem num universo estimulante e motivador para a aprendizagem, disponibilizando oportunidades infinitas para o
desenvolvimento cognitivo e socio-afectivo dos alunos. Seguidamente, é feita uma análise da relação entre as tecnologias e as novas paisagens educativas, pois estamos num tempo em que são produzidas informações em excesso e, como tal, um dos grandes desafios actuais é instigar o aluno à possibilidade da descoberta, ao desafio de fazer, reflectir e criar.

O tema da cultura escolar e das tecnologias também é abordado, uma vez que o antigo modelo docente do “dono do saber” ou do “detentor do conhecimento” se transformou com as novidades implementadas pelas TIC. Posteriormente, é feita a análise dos media em contextos educacionais, tanto mais que já não é possível ignorar que as formas de comunicação, as linguagens utilizadas, os meios empregues e as interacções estabelecidas na era digital devem configurar o contexto em que a acção educativa ocorre. Por último, é abordada a questão do uso do computador na escola, já que este se tornou no principal apoio tecnológico dos alunos para a aquisição de conhecimentos.
Palavras-chave:

Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC); escola; e educação.


http://areas.fba.ul.pt/imagomundi/docs/XIV_Coloquio_AFIRSE.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário