Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.
Paulo Freire

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

A RECUPERAÇÃO PARALELA NO ENSINO DE FÍSICA

A RECUPERAÇÃO PARALELA NO ENSINO DE FÍSICA: uma proposta em ambiente virtual
Glênon Dutra
Belo Horizonte
2008
 
Dissertação apresentada ao programa de Pósgraduação em Ensino de Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade
Católica de Minas Gerais como pré-requisito para a obtenção do título de Mestre em Ensino de Física.
 
Orientadora: Profª Dra Maria Inês Martins
Belo Horizonte
2008

Orientadora: Maria Inês Martins
Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.
RESUMO
Este trabalho analisa o uso de um ambiente virtual de aprendizagem como alternativa para a aplicação de cursos de recuperação paralela em física, incorporando recursos de hipermídia e de ensino a distância na Plataforma Virtual MOODLE. Os cursos foram desenvolvidos e aplicados por meio de uma pesquisa participativa ao longo do segundo semestre de 2008 em uma escola da rede particular de Belo Horizonte onde o autor ministra a disciplina Física para alunos do Ensino Médio. A pesquisa também aborda um histórico dos estudos de recuperação no Brasil desde sua origem até a legislação atual, uma análise de como a recuperação é vista por um grupo de professores de Física de Minas Gerais, um histórico do ensino a distância analisando as determinações legais para o Ensino Fundamental e Médio, uma apresentação da Plataforma Virtual MOODLE, além dos procedimentos realizados para a sistematização dos cursos, assim como, os resultados obtidos em termos de participação, mudanças comportamentais e desempenho dos alunos. Obtivemos resultados parcialmente satisfatórios uma vez que nem todos os alunos inscritos participaram efetivamente do curso, mas os participantes demonstraram uma pequena melhora nos resultados da avaliação de conteúdos.

Palavras-chave: ensino de física, recuperação paralela, educação a distância.

http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/EnCiMat_DutraG_1.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário